Organon lança estratégia global de ESG para comemorar um ano de empresa

Save Print

May 30, 2022 2:48 pm EDT

Relatório apresenta o plano para alcançar o propósito de negócios e o compromisso da Organon em ajudar a melhorar a saúde de mulheres e meninas

A Organon, farmacêutica global de saúde feminina, que emprega cerca de 400 pessoas em suas operações no Brasil, anunciou hoje a publicação mundial de seu primeiro Relatório Ambiental, Social e de Governança (ESG) 2021. O documento apresenta a plataforma ESG da empresa, “Her Promise”, e detalha como a empresa está trabalhando para ajudar mulheres e meninas a alcançar uma saúde melhor. A publicação do Relatório ESG e o lançamento da plataforma coincidem com o aniversário de um ano da Organon e refletem a visão da empresa de criar um dia-a-dia melhor e mais saudável para todas as mulheres ao redor do mundo.

Como única farmacêutica global focada em saúde feminina, a Organon está bem posicionada para ajudar a enfrentar vários desafios atuais e crescentes. De acordo com um relatório de 2022 do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), mais de 200 milhões de mulheres em países de baixa e média renda não têm acesso a métodos contraceptivos modernos e quase metade de todas as gestações do mundo – cerca de 121 milhões por ano – não são planejadas.  No Brasil, segundo pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, mais de 55% das brasileiras que tiveram filhos não haviam planejado a gravidez. Por meio da Her Promise, a Organon está fazendo investimentos focados e formando parcerias estratégicas para introduzir e expandir o acesso a soluções que melhorem a saúde das mulheres e promovam a equidade de gênero, dentro e fora da empresa.

“Em apenas um ano, a Organon fez um progresso considerável na abordagem das disparidades de gênero na saúde, ouvindo as mulheres e investindo em áreas onde existem demandas não atendidas. Desde o lançamento da empresa, nos concentramos em tentar preencher lacunas terapêuticas, como gravidez indesejada, fertilidade, hemorragia pós-parto, trabalho de parto prematuro, endometriose, vaginose bacteriana, entre outras. E continuaremos nos esforçando para oferecer inovação, melhorar o acesso e expandir a escolha para áreas de tratamento que afetam exclusivamente ou desproporcionalmente as mulheres”, diz Kevin Ali, CEO da Organon. “As metas declaradas em nosso primeiro relatório ESG criarão um roteiro para o futuro de como continuaremos a impulsionar e fazer parcerias para transformar o ambiente de saúde da mulher atual”, complementa.

“No Brasil, abrimos canais para escuta ativa para entender onde e como podemos, enquanto empresa, sermos mais efetivos no atendimento às necessidades não atendidas das mulheres e meninas brasileiras. Fizemos pesquisas com a população, compartilhamos informações relevantes e qualificadas sobre fertilidade e contracepção por meio de publicações médicas voltadas para o público leigo, além disso fechamos parcerias com instituições como a UNFPA e como o Fundo Positivo promovendo letramento social de mulheres e entidades para que possam advogar em causa própria. Nós entendemos que estamos promovendo equidade através de ferramentas e subsídios para uma sociedade mais saudável” afirma Ricardo Lourenço.

Em seu aniversário de um ano, a Organon está assumindo os seguintes compromissos para cumprir seu propósito:

• Melhorar o acesso a contraceptivos modernos de baixo custo em 69 dos países menos desenvolvidos do mundo. Por meio da iniciativa Organon Her Promise Access, a Organon tem o objetivo de evitar cerca de 120 milhões de gravidezes indesejadas até 2030, trabalhando com parceiros globais para fornecer informações sobre planejamento familiar, educação e acesso a contraceptivos modernos de baixo custo. Além disso, a Iniciativa deverá prevenir 2,1 milhões de mortes infantis e 250.000 mortes maternas até 2030.

• Redefinir e conduzir a inovação na saúde da mulher. A Organon dedicará a maior parte de sua atividade de desenvolvimento pré-clínico e clínico às necessidades de saúde não atendidas das mulheres. A Organon já iniciou ações em áreas de alta demanda, incluindo hemorragia pós-parto, endometriose e trabalho de parto prematuro.

• Expandir o acesso a opções de tratamento que melhorem a saúde das mulheres. Trabalhando em conjunto com parceiros globais, a Organon planeja expandir o acesso ao Sistema Jada® para tratar hemorragia pós-parto em mulheres, tanto em mercados desenvolvidos como em desenvolvimento. Também buscaremos garantir soluções acessíveis e medidas educativas para diminuir gravidezes não planejadas.

• Alcançar uma representatividade de gênero equilibrada globalmente em todos os níveis da empresa até 2030 e alcançar seu compromisso de igualdade salarial. A Organon teve um excelente começo ao lançar um Conselho de Administração, que também representa a diversidade de gênero e raça. Atualmente, o Conselho da Organon é o mais diversificado do setor de saúde do S&P 500  – índice do mercado de ações composto com as 500 maiores empresas do mundo. No Brasil, a empresa também supera as estatísticas, com 50% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres.

• Zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa. Também pretendemos integrar os princípios de gestão da água e economia circular em nossos modelos de negócios. O relatório detalha as ações concretas de curto e médio prazo que tomaremos para atender a essas ambições de longo prazo.

• Defender os mais altos níveis de ética e integridade em todo o seu negócio.

“O Conselho está comprometido em alcançar os objetivos de negócios da Organon, bem como os objetivos sociais, e continuar a conduzir a estratégia ESG da empresa”, diz Carrie Cox, Presidente do Conselho. “Estamos satisfeitos por poder publicar um relatório ESG abrangente apenas um ano após a criação da empresa e destacar nosso propósito e objetivos na melhoria da saúde de mulheres e meninas”, afirma.

O comitê de governança do Conselho, chamado Comitê ESG, é presidido pelo veterano da indústria farmacêutica Robert Essner e inclui 5 membros, que trazem experiência considerável em diversas áreas.

Para obter mais detalhes sobre a estratégia, prioridades e iniciativas ESG da Organon, baixe o Relatório ESG 2021 completo em https://www.organon.com/brazil/meio-ambiente-social-governanca/. Você pode acessar mais informações sobre Organon Brasil em https://www.organon.com/brazil/

Sobre a Organon

A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.

Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.