Diálogo Nacional W20 em Belém aborda justiça climática sob perspectivas de gênero e raça
June 18, 2024 3:54 pm EDT
Evento marca o ineditismo da temática no contexto do G20
Belém, PA (Junho de 2024). Com a participação de mulheres do setor público e privado, Belém recebeu no dia 18 de junho, terça-feira, o 6º Diálogo Nacional W20, que trouxe reflexões sobre um tema inédito na história do G20, a Justiça Climática sob a perspectiva de gênero, etnia e raça. Realizado no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, o encontro integra uma série de debates que vem ocorrendo em todo o Brasil, ao longo do ano, com o objetivo de formular recomendações ao G20 sobre questões de gênero. O W20 Brasil é o grupo de engajamento do G20 dedicado à promoção da equidade de gênero e ao empoderamento econômico das mulheres.
Na abertura do evento, Kamila Camilo, líder do grupo Justiça Climática no W20 Brasil, apresentou uma visão geral sobre o tema. “Falar de injustiça climática significa dizer que as consequências climáticas vão afetar a todos, mas vão nos atingir de forma diferente, dependendo do contexto, do CEP de casa, da conta bancária, da cor da pele… A atenção geralmente se volta para onde há mais poder e renda. Nosso papel é promover justiça e equalizar a oferta de soluções para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça ou classe”, afirmou.
Como uma das patrocinadoras oficiais do W20 Brasil, a Organon, empresa global de saúde feminina, marcou presença na mesa de boas-vindas, com a participação de sua Gerente de Comunicação Corporativa e Advocacy, Bárbara Ferreira. Além dela, Leonardo Gonçalves, Gerente Sênior de Segurança e Meio Ambiente da empresa, contribuiu ativamente no primeiro painel do evento, intitulado “Justiça Climática, Mulheres e Território”.
Em sua apresentação, Leonardo destacou os processos adotados pela Organon para a transição energética. “Todas as empresas deveriam se empenhar na descarbonização. Há alguns anos, a fábrica da Organon tem investido em energia renovável, utilizando energia fotovoltaica. Tratamos com muita urgência e seriedade o nosso compromisso de atingir a emissão zero de carbono”, explicou. Ele também abordou o projeto de educação ambiental da empresa, que inclui com plantio de mudas de espécies nativas ao redor da fábrica em Campinas (SP).
O encontro reuniu nomes como Joyce Cursino, Diretora Executiva da Negritar e COP das Baixadas, Mariana Belmont, Assessora sobre Clima e Racismo Ambiental, Geledés Instituto da Mulher Negra e Thaynara Fernandes, Analista programática do Centro Brasileiro de Justiça Climática, Larissa Cervi, Analista de Coordenação na ONU Mulheres Brasil, Marilena Loureiro, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA) e Sue Anne Costa, Coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Paraense Emílio Goeldi
Todos os trabalhos do W20 Brasil serão sintetizados no Communiqué, documento que será entregue pela presidência do W20 Brasil à presidência brasileira do G20 durante o Summit internacional, em outubro.
Recent Comments