Novo estudo mostra que dispositivo médico para controlar hemorragia pós-parto é eficaz e seguro
September 18, 2023 3:22 pm EDT
JADA tem previsão de ser utilizado no Brasil em novembro
São Paulo, SP (Setembro de 2023) A Organon (NYSE: OGN), uma empresa global focada em melhorar a saúde das mulheres, anunciou que um novo estudo sobre o dispositivo médico JADA® comprovou a eficácia e segurança do tratamento para o controle de hemorragia pós-parto (HPP). A publicação foi feita na “Obstetrics & Gynecology”, revista oficial da associação profissional de médicos especializados em obstetrícia e ginecologia nos Estados Unidos. O JADA é um dispositivo intrauterino que promove vácuo e contração do útero levando, assim, ao controle do sangramento anormal pós-parto ou da hemorragia pós-parto causados por atonia uterina, quando o tratamento conservador é justificado.
A HPP é uma complicação grave do parto que pode ocorrer quando a mulher perde mais de 500 mililitros de sangue após o parto normal ou mais de 1.000 mililitros após uma cesariana. A HPP pode levar a complicações graves, como anemia, necessidade de transfusão de sangue e até mesmo a morte.
O estudo avaliou o uso do dispositivo em 800 mulheres com HPP em 16 hospitais dos Estados Unidos. Os resultados mostraram que o JADA foi eficaz em controlar o sangramento, de maneira rápida, em 92,5% dos casos de parto normal e em 83,7% dos casos de parto cesariana. Além disso, o dispositivo foi seguro, com poucos efeitos colaterais relatados. O estudo também mostrou que o controle precoce do sangramento é importante para prevenir complicações graves.
Uma das principais causas de hemorragia pós-parto é a atonia uterina, situação em que após o nascimento do bebê o útero não contrai e, portanto, permanece sangrando sem voltar a sua condição normal. A atonia uterina é responsável por até 80% de todas as hemorragias pós-parto.1 No Brasil, o JADA já recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem previsão de estar disponível nos hospitais a partir de novembro.
Como o dispositivo JADA funciona?
O JADA foi desenvolvido para aplicar um vácuo de baixa pressão ao útero, o que ajuda a estimular, de maneira fisiológica, a contração do órgão, em atonia, e controlar o sangramento. O dispositivo é inserido no útero através da vagina. Uma vez posicionado, é conectado ao aspirador à vácuo que cria uma pressão negativa dentro útero. O JADA é fácil de usar e pode ser inserido no útero por um médico ou por uma enfermeira, desde que devidamente treinados.
Sobre Organon
A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.
Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.
Referência
- D’Alton ME, et al. Intrauterine Vacuum-Induced Hemorrhage-Control Device for Rapid Treatment of Postpartum Hemorrhage Obstet Gynecol 2020;136:882–91
Recent Comments