Organon faz investimento na Claria Medical para dar suporte ao desenvolvimento de dispositivo médico para histerectomia

Save Print

January 12, 2023 12:51 pm EDT

Acordo reforça o foco contínuo da Organon na busca de novas soluções em áreas de alta necessidade da saúde da mulher

A Organon, empresa global de saúde feminina, anunciou um investimento estratégico na Claria Medical, Inc., uma empresa privada americana que desenvolve um dispositivo médico experimental, que está sendo estudado para uso durante o procedimento minimamente invasivo de histerectomia laparoscópica. O acordo também concede à Organon a opção de adquirir a Claria Medical.

“A histerectomia é uma das cirurgias mais realizadas por mulheres,[1] por isso é fundamental investir em novas tecnologias com o objetivo de fornecer procedimentos mais seguros, simples e rápidos”, disse Kevin Ali, CEO da Organon. “Colaborações como nosso contrato com a Claria Medical são parte integrante de nossa abordagem de desenvolvimento de negócios. Procuramos em todo o horizonte possíveis soluções – sejam medicamentos, dispositivos ou outras tecnologias – que possam melhorar a saúde das mulheres. Este acordo se baseia em nossa experiência em dispositivos e se alinha com nosso foco no avanço de inovações urgentemente necessárias”.

No Brasil, a cirurgia de remoção do útero também é praticada com elevada frequência. De acordo com dados do DataSUS, entre janeiro 2010 e dezembro de 2014 foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde cerca de 430 mil de histerectomias no país.[2]

O dispositivo experimental inicial da Claria, o Claria System, usa um sistema inteligente de contenção e extração uterina que visa melhorar o procedimento de histerectomia para pacientes e médicos. O dispositivo foi selecionado para inclusão no Safer Technologies Program (STeP) da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que é um programa de cooperação destinado a ajudar a reduzir o tempo necessário para obter autorização de comercialização para dispositivos qualificados.

Alexey Salamini, CEO da Claria Medical, comentou: “Nossa equipe está entusiasmada em entrar neste acordo estratégico com a Organon, que traz amplo conhecimento em saúde feminina. O investimento da Organon reforça o potencial de nossa tecnologia para ajudar a melhorar os resultados para as mulheres. Esperamos continuar nosso programa clínico para o Claria System e obter autorização da Food and Drug Administration dos EUA.”

Segundo os termos do contrato, a Organon pagará US$ 8 milhões como adiantamento e terá a opção de adquirir a Claria Medical por termos pré-definidos. O pagamento inicial de US$ 8 milhões será classificado como uma despesa de pesquisa e desenvolvimento em processo em 2023.

Referência:

[1] Jacoby VL, Fujimoto VY, Giudice LC, Kuppermann M, Washington AE. Racial and ethnic disparities in benign gynecologic conditions and associated surgeries (Disparidades raciais e étnicas em condições ginecológicas benignas e cirurgias associadas). Am J Obstet Gynecol. 2010 Jun;202(6):514-21. doi: 10.1016/j.ajog.2010.02.039.

[2] Augusto KL, Brilhante AVM, Modesto GCD et al. Costs and mortality rates of surgical approaches to hysterectomy in Brazil. Rev. saúde pública [Internet]. 2018Feb.26; 520:25. Available from: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/143850.  [acessado em 9 Jan 2023].

Sobre Claria Medical

A Claria Medical é apaixonada por desenvolver os melhores tratamentos da categoria para atender às necessidades não atendidas na saúde da mulher. A Claria é uma startup de dispositivos médicos pré-comerciais que desenvolve ferramentas cirúrgicas minimamente invasivas. As primeiras realizações resultaram em uma “Designação de Tecnologias Mais Seguras” da Food and Drug Administration dos EUA. Além do financiamento privado, a Claria Medical recebeu bolsas de prestígio da National Science Foundation e do National Institute of Health para desenvolver produtos para melhorar a histerectomia, miomectomia e outros procedimentos cirúrgicos.

Sobre Organon

A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.

Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.