Organon lança iniciativa global para reduzir gestações não planejadas onde a necessidade é grande e as disparidades existem

Save Print

March 8, 2023 3:27 am EDT

Com base no compromisso anterior “Organon FP2030”, a empresa anuncia US $ 30 milhões em novo financiamento para abastecer a ação global e as soluções voltadas para a comunidade, necessárias para 121 milhões de mulheres e meninas que passam por gestações não planejadas a cada ano

São Paulo, SP – A Organon, empresa global de saúde focada em melhorar a saúde da mulher, anunciou hoje o lançamento de uma nova iniciativa global, “Her Plan is Her Power” (“O plano dela é o seu Poder, em tradução livre), para acelerar o progresso no enfrentamento da crise de saúde pública da gravidez não planejada. Anualmente, estima-se que quase 50% das gestações (aproximadamente 121 milhões) em todo o mundo não sejam planejadas, levando a riscos de saúde e oportunidades reduzidas de educação e emprego para mães e filhos – desafios que podem se estender por gerações.

Gestações não planejadas são, em parte, causadas pela falta de acesso a informações e serviços contraceptivos. Globalmente, das 257 milhões de mulheres que desejam evitar a gravidez, quase 67% não usam nenhum método contraceptivo. Em resposta, o esforço plurianual da Organon (2023-2025) se baseia na programação anterior lançada em 2022 por meio da plataforma ESG “Her Promise”. Essa nova iniciativa inclui um portfólio de programas, colaborações e investimentos projetados para fornecer soluções de saúde pública, abordar desigualdades e acelerar o progresso para ajudar a garantir que as mulheres tenham o poder de planejar seu futuro.

Com um investimento de US$ 30 milhões, “Her Plan is Her Power” visa abordar e superar lacunas e barreiras para reduzir gestações não planejadas e capacitar mulheres e meninas quando se trata de sua saúde sexual e reprodutiva. Baseia-se nas iniciativas existentes da empresa, com novos fundos para apoiar:

• Uma colaboração planejada em três frentes com o UNFPA, a agência de saúde sexual e reprodutiva das Nações Unidas, para ajudar a reduzir gestações não planejadas com foco em inovação, acesso e educação, financiamento e sustentabilidade. Os projetos iniciais apoiam o UNFPA Equalizer Accelerator Fund, por meio do estabelecimento de um desafio de inovação para capacitar os jovens, aumentando o acesso a financiamento e treinamento para permitir inovações em informações, serviços e produtos de saúde sexual e reprodutiva; aprimorar uma solução digital de conhecimento de saúde sexual e reprodutiva com recursos éticos de inteligência artificial para fornecer informações e análises aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento em ambientes com poucos recursos; e apoio à Equity 2030 Alliance para acelerar ações para normalizar a equidade de gênero em ciência e tecnologia com foco em saúde sexual e reprodutiva e soluções voltadas para mulheres.

• Lançamento inaugural de um programa de Subsídios Globais que fornece recursos para organizações que trabalham em comunidades para criar uma resposta local e capacitar as pessoas quando se trata de reduzir gestações não planejadas e assumir o controle de sua saúde reprodutiva. O primeiro grupo de beneficiários inclui organizações em 13 países, incluindo República Dominicana, República da Coreia do Sul, Alemanha e Tailândia.

• Novos financiamentos e doações de produtos para ajudar a melhorar o acesso e os resultados relacionados à gravidez não planejada em comunidades selecionadas nos EUA. O planejamento inicial de parceria com ONGs inclui Direct Relief e Power to Decide, com outras organizações e comunidades baseadas nos EUA a serem anunciadas ainda este ano.

“Capacitar as mulheres com amplo acesso a contraceptivos e educação é um fator fundamental para a equidade e para ajudar as mulheres a decidir quando – e se – elas decidem começar uma família”, disse Kevin Ali, CEO da Organon. “A Organon tem o orgulho de lançar ‘Her Plan is Her Power’ e trabalhar com outras pessoas para focar nossos recursos e direcionar respostas para ajudar a garantir que todas as mulheres e meninas possam planejar seu futuro.”

Este anúncio ocorre no Dia Internacional da Mulher e à margem da 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher, para aumentar a conscientização e estimular a ação, porque neste ambiente complexo, nunca houve um momento mais crítico para se posicionar – e agir – com ela.

“O UNFPA está muito entusiasmado por trabalhar com a Organon para promover a saúde sexual e reprodutiva, os direitos e as escolhas”, disse Ian McFarlane, Diretor da Divisão de Comunicações e Parcerias Estratégicas do UNFPA. “O número impressionante de gestações indesejadas que ocorrem globalmente a cada ano – quase metade de todas as gestações – requer o poder da colaboração público-privada. Esperamos continuar a desenvolver nossos esforços para ajudar a melhorar a vida de mulheres e meninas em todo o mundo”.

A Organon está trabalhando para garantir que todas as mulheres e meninas alcancem todo o potencial de suas promessas por meio de uma saúde melhor. Em 2022, a Organon assumiu o compromisso de ajudar a prevenir 120 milhões de gestações não planejadas nos países menos desenvolvidos do mundo até 2030 como parte do FP2030. Por meio de “Her Plan is Her Power”, a empresa acelerará ainda mais o progresso em direção a esse objetivo, trabalhando com organizações globais e locais em todas as geografias, com foco em inovação, educação, acesso e defesa.