Prevenção da gravidez na adolescência

Save Print

January 29, 2024 4:21 pm EDT

A cada 1 mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 53 estão grávidas, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), e a grande maioria das gestações é considerada indesejada ou não planejada. Comprometida com a redução global desses indicadores, a farmacêutica Organon se aliou à ONG Barong para conscientizar meninas e meninos nessa faixa etária sobre a importância de uma gravidez planejada. Entre os dias 4 e 9 de fevereiro, por ocasião da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, uma Van do projeto “Rodas da Sexualidade” estará presente em diferentes pontos de São Paulo, São Vicente e Santos levando aos adolescentes conteúdos educativos, informações sobre métodos contraceptivos, testagem de IST (infecções sexualmente transmissíveis) e distribuição de insumos de prevenção. Na Vila Mariana, o atendimento acontecerá no CIEE Polo Vila Mariana, no dia 1°, das 10 às 16h. No dia 6, no CIEE Polo Guarulhos, das 10h às 16h. Já no dia 7, será no Jardim João XXIII, no ETEC Uirapuru, das 11h às 17h. Por fim, no dia 9, será no Projeto Caju, em Marapé Santos, das 10h às 16h.

”Como todas as datas da área da saúde, a Semana de Prevenção as Gravidezes é fundamental para alavancar esta discussão, porém o Barong defende que a Saúde Sexual e Reprodutiva e o Estatuto da Criança e do Adolescente sejam permanentemente abordados nas escolas de maneira transdisciplinar. Só com informação clara, as novas gerações poderão ter o domínio sobre seu próprio corpo.” Marta McBritton

[Regional Santos]

Educando jovens para prevenir a gravidez na adolescência

A farmacêutica Organon está apoiando a ONG Barong numa ação para sensibilizar os adolescentes de Santos, durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. No próximo dia 9, uma Van estará presente na cidade com conteúdos educativos, informações sobre métodos contraceptivos, testagem de IST (infecções sexualmente transmissíveis) e distribuição de insumos de prevenção.

A ação faz parte do projeto “Rodas da Sexualidade”, que passará também por São Paulo e Guarulhos. O objetivo é reduzir o alto índice de gestações indesejadas ou não planejadas no Brasil e no mundo. Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a cada 1 mil adolescentes nessa faixa etária, 53 estão grávidas, quando a média global é de 41 casos, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O atendimento aos jovens em Santos será no dia 9, no Projeto Caju, na rua Alfredo Albertini 155/165, Marapé, das 10h às 16h.

[Regional Guarulhos]

“Rodas da Sexualidade”

A farmacêutica Organon e a ONG Barong prepararam uma ação para sensibilizar os adolescentes de Guarulhos, durante a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. No próximo dia 6, uma Van estará presente no município com conteúdos educativos, informações sobre métodos contraceptivos, testagem de IST (infecções sexualmente transmissíveis) e distribuição de insumos de prevenção.

A ação faz parte do projeto “Rodas da Sexualidade”, que passará também por São Paulo e Santos. O objetivo é reduzir o alto índice de gestações indesejadas ou não planejadas no Brasil e no mundo. Anualmente, 16 milhões de adolescentes, entre 15 e 19 anos, dão a luz um bebê, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a cada 1 mil adolescentes nessa faixa etária, 53 estão grávidas, quando a média global é de 41 casos, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O atendimento aos jovens em Guarulhos será no dia 6, na Avenida Papa Pio XII, 291, Macedo, no CIEE Polo Guarulhos, das 10h às 16h.

Versão enxuta Rila

Gravidez na adolescência

A farmacêutica global Organon lançará a campanha “Maior Ainda” para mostrar as consequências de uma gravidez não planejada durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, de 1⁰ a 7 de fevereiro. No Brasil, a cada mil adolescentes de 15 a 19 anos, 53 estão grávidas, quando a média global é de 41 casos, segundo o Fundo de População das Nações Unidas. A campanha será veiculada nas estações da CPTM Brás, Pinheiros e Barra Funda.

A Organon também se aliou à ONG Barong para realização de testes para detecção de DSTs, divulgação de informações sobre métodos contraceptivos em São Paulo, Santos e Guarulhos, com distribuição insumos de prevenção.